Freios: fique de olho
- TATHIANA silva
- Feb 8, 2019
- 1 min read

Grande parte dos freios dos carros brasileiros são os chamados “freio a disco”, os quais são equipados com discos e pastilhas. Por isto, a manutenção mais comum é a popular troca das pastilhas.
Um dos principais alertas de irregularidade dos freios são os ruídos que eles causam. Um veículo com freios normais, com a frenagem dentro das especificações de fabrica, não deve emitir nenhum tipo de ruído.
Outra maneira de verificar problemas no freio é através da verificação visual feita através da abertura do disco para inspeção na pinça. Desta forma, é possível ver quanto material de atrito resta nas pastilhas de freio.
A recomendação dos especialistas é de que esta verificação das pastilhas seja feita a cada 15.000 km. Se a espessura útil for menor que 5 mm, a troca deve ser feita. Os discos de freios também possuem espessura mínima, e devem ser avaliados junto com as pastilhas.
Entre as principais recomendações, estão:
• Troca do fluído de freios a cada 10.000 km ou 12 meses • Verificação do estado das pastilhas dos freios e disco a cada 15.000 km • Não exceder a capacidade de transporte especificada pelo fabricante • É altamente recomendável não alterar as configurações do freio • Recomendável não alterar as características de fábrica, como a suspensão e rodas
Lembre-se: o freio é um dos principais itens de segurança do seu carro!
Comments