Correia Dentada
- TATHIANA silva
- Sep 26, 2018
- 1 min read

Entre as peças que são deixadas de lado, a correia dentada (também chamada de correia sincronizadora) é uma das mais importantes. É ela que realiza a ligação e a sincronização entre o virabrequim do motor e o eixo-comando de válvulas. Ela é responsável pela abertura e fechamento das válvulas (de admissão e escapamento) no momento exato.
Apesar de extrema importância, a correia dentada não costuma emitir ou dar indícios de problemas. Quando ocorre o seu rompimento, ela trava o motor e pode danificar ou quebrar o eixo-comando, válvulas e pistões.
Não vale a pena correr o risco da correia dentada se romper. Além da ruptura podem acontecer outros problemas como o afrouxamento da correia, desalinhamento e desgaste das polias, graxa e óleo nas correias, entre outros.
A correia dentada deve ser trocada por um bom mecânico. Os prazos de troca variam de acordo com cada modelo de carro e variam entre 30 mil e 50 mil km. Ao trocá-la costuma-se trocar também o esticador e o rolamento das polias. A bomba de água também deve ser verificada já que é acionada pela correia.
Comments