Rodízio de Pneus – Maior segurança e economia
- TATHIANA silva
- Jul 24, 2018
- 2 min read

Você já ouviu falar do rodízio de pneus? Está é uma forma de equilibrar a vida útil dos pneus do seu carro, oferecendo maior segurança e economia. Confira os detalhes do procedimento e qual é a melhor maneira de realizá-lo.
Como funciona o rodízio de pneus
O rodízio trata-se da troca dos pneus do seu veículo entre si, e tem como principais objetivos preservar estes componentes aumentando o tempo de utilização destes.
Para tornar o entendimento mais fácil, veja, por exemplo, os veículos de passeio mais vendidos no Brasil. Com tração dianteira, os pneus do eixo frontal são bem mais exigidos e possuem desgaste maior do que os traseiros. Neste caso, ao realizar o rodízio, os pneus traseiros os substituem, enquanto estes são menos exigidos.
Vantagens de realizar o rodízio
Dessa forma, o rodízio proporciona maior equilíbrio no gasto dos pneus, traz maior estabilidade na direção, aumenta a vida útil destes, além de ser mais econômico.
Outra vantagem do rodízio é a verificação constante da regulagem dos pneus, auxiliando em alinhamento e calibragem mais eficazes.
No entanto deve ser considerado que o rodízio é uma ação preventiva, para conservar o bom estado dos pneus e não uma ação corretiva. Em casos de desalinhamentos, e desgastes irregulares o rodízio não deve ser realizado. Nestas circunstâncias a solução é um novo jogo de pneus.
Recomendações das montadoras
Grande parte das montadoras fornecem especificações para que o rodízio seja realizado da forma correta e no momento certo. A operação normalmente deve ser realizada entre cada 5 mil a 10 mil Km rodados.
Enquanto algumas montadoras especificam a troca entre os eixos, existem outras que determinam por questões de segurança o procedimento de troca de pneus da direita para a esquerda.
Por isso, antes de realizar o rodízio de pneus em seu veículo consulte as recomendações dadas pela sua montadora. Caso não haja uma orientação especifica, os mecânicos podem aplicar o rodízio, desde que a direção esteja alinhada perfeitamente, com a calibragem correta, os pneus estejam sem deformações e dentro da vida útil.
Comments